O nosso Turismo cristalizou-se de peito cheio



Bom dia CM e leitores.
Peço publicação do seguinte texto:

F echar foi fácil, fugir ao Covid também protegendo o nosso precário serviço regional de Saúde. Agora temos que voltar ao normal correndo riscos ou então morre-se. Se houve heróis para fechar, vamos ver quantos são úteis para abrir.

O nosso Turismo cristalizou-se de peito cheio, tem mais medalhas do que um general da antiga URSS mas, o pulmão da economia regional está insuflado de vácuo, sem nenhum corpo celeste que nos valha. A necessidade de prova de vida do secretário vai desaparecer com a APM que ainda não sabemos o que rende mas bem não começou. Precisamos de trabalhadores experientes e não de mais generais.

O país foi elogiado no seu combate ao Covid, a Madeira também se portou bem e isso deveria ser uma mais valia. Noutros países não correu tão bem e estiveram expostos a um ambiente mediático negativo. Aqui ao lado nas Canárias, o Covid foi muito mais agressivo do que na Madeira, por motivos endógenos e exógenos (dimensão do turismo).

Sou daqueles que lê os sinais dos tempos e um facto é que Espanha, território continental e insular, está a reactivar em força o Turismo apesar do mau bocado com o Covid. A Madeira com as suas "medalhas" e "Safe & Clean" não cativa para ouvirmos falar das iniciativas de operadores turísticos na reactivação. Estou consciente da reposição da ligação aérea da Lufthansa para a Madeira mas, isso é tão só uma ligação aérea e o passageiro está por sua conta, a não ser um ou outro grupo. Falo de pacote de férias.

A Madeira trabalha muito para a imagem mas não a angariar turistas com uma postura comercial agressiva. Ontem li aqui no CM um artigo sobre a "Cultura de Exigência" e algures dizia assim:

Cultura de Gratidão: Expressar alegria com prémios turísticos atribuídos à Madeira. Expressar alegria com vídeos bonitos da Madeira feitos por um blogger pago pelos contribuintes. Expressar alegria por ter a primeira praia a ser aberta após o Covid. Cultura de Exigência: Expressar alegria com a melhoria de condições de vida da população causada por um aumento do desempenho turístico. (A diferença está em que a Cultura de Exigência "exige" que os prémios e os vídeos tenham impacto na vida população, em vez de serem uma mera notícia de jornal)

Link da Notícia
O senhor secretário regional começa a recuar nas asneiradas que já fez no relançamento do nosso Turismo (preocupando-se mais com as medalhas do que ir buscar clientes, como as Canárias), com os pés esburacados, já contraria o seu colega de governo, o secretário da saúde, isto prova a descoordenação e a fraca robustez do que se diz para a comunicação social. Mais uma vez toda gente é burra e na Madeira residente a inteligência artificial. A Madeira gere uma "vila", não percebe o contexto e condicionantes nacionais e europeias.

O secretário do turismo já prepara terreno para o seu novo fiasco:
O secretário do Turismo da Madeira considera que a União Europeia falhou ao recusar o controlo de covid-19 na origem aos passageiros e o Governo português devia ter adotado “uma posição mais clara” nesta matéria.

Achamos que a União Europeia falhou redondamente quando não aceitou este compromisso logo como premissa de toda a solução para lidar com a covid-19”, disse Eduardo Jesus em entrevista à agência Lusa.

As directrizes são as mesmas para todos, inclusive outras ilhas, mas para a Madeira, mais uma vez, é um cantinho muito especial onde nada se adapta a criaturas tão importantes.

Deixo o meu conselho, a você hoteleiro ou gestor de incoming, faça a sua vida sem contar com o Governo Regional. Dialogue com o seu operador turístico, dê a ideia de contornar o GR cumprindo as regras. Conte com as resistência das companhias aéreas mas não desista ... tenha o seu plano de contingência. O operador avança com a operação e contacta as companhias aéreas e nós, por cá, garantimos uma ida de todos para o mesmo hotel, onde estes tomarão todos os procedimentos respeitando as instruções mas tendo a celeridade, amabilidade e compreensão com o turista. O hotel deve gerir a chegada e permanência na ilha. Digam tudo o que vão encontrar aqui, não provoquem desilusão. Espero que os interessados me entendam porque não posso dizer muito mais.

O Governo Regional que aposte na Saúde porque neste momento, se já tivessem apostado num hospital moderno em vez de arruamentos eleitorais e em clínicas "part-time", poderíamos estar a vender segurança, saúde com agressividade comercial sobre o nosso mercado, mais idoso, ávido por desconfinar, com tempo e dinheiro porque são reformados.

Termino com o facto do Governo Regional ser o motor, divulgador e publicitário, de muitas informações acerca do Covid mas ele próprio é o primeiro a falhar, o que não me estranha, há muita coisa que se "bota da boca para fora". É por mais este exemplo que os hoteleiros devem gerir todo o processo, eles não têm jeito para isto.

Link da Notícia
PUB: dê LIKE na nossa página do Facebook (link)
Enviado por Denúncia Anónima
Segunda-feira, 18 de Maio de 2020 11:43
Todos os elementos enviados pelo autor.