O conceito de Estado dos Renovadinhos



O s Renovadinhos  pensam que o Governo Regional é uma coutada do detentor do cargo de Presidente, em que este pode fazer o que quiser com as leis, com os cargos, com os funcionários e com o nosso dinheiro.

Mostro dois exemplos:

Tento ser tolerante com todos. Agora tenho dificuldade em digerir certas críticas que se fazem, sobretudo no Facebook, sobre as máscaras enviadas para as nossas casas pelo Governo Regional. Francamente. Algumas críticas, realmente são demasiado exageradas e ofensivas. No entanto, diz o bom senso e experiência de vida, que já é alguma, que essas ofensas definem mais e melhor quem as dirige e não a quem são dirigidas. Vamos ter de conviver com todos, mesmo com estas criaturas, que o melhor que faziam era não dizer tanta asneira."
Gilberto

(...) a minha opinião o dar máscaras não era uma responsabilidade do governo - faz parte da responsabilidade de cada cidadão! (...) Um manual sobre Gratidão e Respeito é que devia ir pelo correio pra casa de muita gente!"
Licínia

Para os Renovadinhos, exigir que as máscaras pagas pelo erário público sejam eficazes é algo criticável. Vendo bem, não se podia esperar outra coisa de apoiantes de obras milionárias que para nada servem. Não se podia esperar outra coisa de apoiantes de tachistas que para nada servem.

Os insultos a quem critica a governação Renovadinha não podiam deixar de faltar ...

Implicitamente, estes textos mostram a  ideia de Estado destes Renovadinhos: devemos agradecer o que o Governo Regional nos dá e que pagou com o nosso dinheiro ... como se o Governo Regional não tivesse obrigação de utilizar o nosso dinheiro para nosso benefício.

A política não pára para os Renovadinhos. Chegam ao cúmulo de difundir agradecimentos ao SESARAM ... como se esta entidade não tivesse o dever de medicar e tratar bem os utentes ...

Repare-se agradecer publicamente por alguém ter permitido exercer os nossos direitos não é muito errado. O que é errado é utilizar esses agradecimentos para fins políticos, ou para pôr em causa os direitos adquiridos.

Deixo ao leitor a seguinte questão: 
Será melhor para si, para os seus e para a Sociedade ter uma cultura de exigência ao Estado de serviços em prol do cidadão? Ou, ter uma cultura de agradecimento pelo cumprimento dos deveres do Estado e/ou permissão de utilização de nossos direitos?"

Para mim, a resposta é clara: no momento em que agradecemos ao Estado por aquilo que por lei é nosso, então, estamos a abrir a porta para ceder o que é nosso.

Exemplo: no dia em que começasse a agradecer ao Estado por nos permitir votar, implicitamente, estamos a assumir que o Estado pode-nos impedir de votar ... pelo que na realidade, o cidadão não tem direito de voto; é o Estado que decide quem pode votar.

Defendo que o Estado existe para prover o cidadão. O cidadão deve exigir que o Estado cumpra com seus deveres e nos forneça amenidades ... pois nós é que o sustentamos. 

Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 15 de Maio de 2020 11:12
Todos os elementos enviados pelo autor. Imagem CM.