Minimizar o Covid-19 no trabalho



A implementação de práticas de trabalho seguras para limitar a exposição ao COVID-19 no serviço exige, em primeiro lugar, avaliar os riscos e, em seguida, implementar uma hierarquia de controlesSignifica implementar medidas para eliminar primeiro o risco e, se isso não for possível, minimizar a exposição do trabalhador. Comece primeiro com medidas colectivas e, se necessário, complemente-as com medidas individuais, como equipamentos de protecção individual (EPI). Seguem-se exemplos ou medidas de controle, no entanto, nem todas serão aplicáveis ​​a todos os locais de trabalho ou empregos, devido à sua natureza, mas a sua divulgação geram outras ideias e cuidados:

  • Realizar, por enquanto, apenas o trabalho essencial; adie algum trabalho para quando o risco for menor ou se sentir mais confortável. Se possível, forneça serviços remotamente (internet, telefone ou vídeo) em vez de pessoalmente. Garanta que apenas os trabalhadores essenciais ao serviço estejam presentes no local de trabalho e minimize a presença de terceiros. O teletrabalho continua como principal opção.
  • Reduza, na medida do possível, o contacto físico entre os trabalhadores (por exemplo, durante reuniões ou durante os intervalos). Isole os trabalhadores que podem realizar as suas tarefas sozinhos com segurança e que não necessitam de equipamentos ou máquinas especializadas que não possam ser transportadas. Por exemplo, sempre que possível, organize-os para trabalhar sozinhos num escritório, sala de equipa, cantina ou sala de reuniões, reposição, etc. Se possível, peça aos trabalhadores vulneráveis ​​que trabalhem em casa (idosos e pessoas com doenças crónicas (incluindo hipertensão, problemas nos pulmões ou coração, diabetes ou que estejam em tratamento contra o cancro ou em alguma outra imunossupressão). Trabalhadoras grávidas correm alto risco também deverão, se possível, optar pelo teletrabalho.
  • Eliminar, e se não for possível, limitar a interacção física com e entre os clientes. Por exemplo, através de pedidos on-line ou por telefone, entrega sem contacto ou gestão de entradas (além de evitar aglomerações externas) e distanciamento físico tanto dentro quando fora das instalações.
  • Ao entregar mercadorias, faça-o através de colecta ou entrega fora das instalações. Aconselhe os motoristas sobre a boa higiene na cabine e forneça gel e toalhetes higiénicos adequados. Os trabalhadores de entregas devem ter permissão para usar instalações de WC, vestiários e chuveiros, cantina, embora com as precauções apropriadas (como permitir apenas um utilizador por vez e limpeza regular).
  • Coloque uma barreira impermeável entre os trabalhadores, especialmente se eles não conseguirem manter uma distância de dois metros um do outro. As barreiras podem ser criadas ou improvisadas usando itens como folhas de plástico, divisórias, blocos gavetas móveis ou unidades de armazenamento. Equipamentos não sólidos ou que apresentem perfurações ou vasos de plantas, criam um novo risco, devem ser evitados. Se uma barreira não puder ser usada, um espaço adicional entre os trabalhadores deve ser criado, por exemplo, garantindo que eles tenham pelo menos duas mesas vazias de cada lado (2x80/100cm).
  • Se o contacto próximo for inevitável, mantenha-o em menos de 15 minutos. Reduza o contacto entre diferentes partes do seu negócio no início e no final dos turnos. Organize o horário dos intervalos das refeições para reduzir o número de pessoas que compartilham uma cantina, sala dos funcionários ou cozinha. Verifique se há apenas um trabalhador por cada vez no WC e nos vestiários. Coloque uma placa na porta principal indicando quando um dos WC's está em uso para garantir que apenas esteja uma pessoa de cada vez. Organize turnos para levar em conta as tarefas de limpeza e saneamento.
  • Forneça água e sabão ou desinfectante adequado para as mãos em locais convenientes e aconselhe os trabalhadores a lavarem as mãos com frequência. Limpe suas instalações com frequência, especialmente balcões, maçanetas, ferramentas e outras superfícies que as pessoas tocam com frequência e forneça boa ventilação, se possível.
  • Evite uma carga de trabalho excessiva na equipa de limpeza, tomando medidas apropriadas, como designar equipa adicional para as tarefas e pedir aos trabalhadores que deixem seu espaço de trabalho arrumado. Forneça aos trabalhadores sacos para forrar o caixote do lixo pessoal para que possam ser esvaziadas sem entrar em contacto com o conteúdo.
  • Se você identificou um risco de infecção, apesar de ter aplicado todas as medidas de segurança viáveis, forneça todos os Elementos de Protecção Individual (EPI) necessários. É importante informar os trabalhadores sobre o uso correcto dos EPIs, garantindo que sigam as orientações disponíveis sobre o uso de máscaras faciais e luvas .
  • Coloque cartazes que incentivem a ficar em casa quando estiverem doentes, as instruções de como tossir e espirrar, a insistência na higiene das mãos na entrada do local de trabalho e em outras áreas de fácil consulta.
  • Facilite o uso do transporte individual e não colectivo, por exemplo, disponibilizando estacionamento ou local para armazenamento seguro de bicicletas e incentivando os trabalhadores a vir a pé até ao trabalho, se possível.
  • Estabeleça políticas de licença flexível e trabalho remoto para limitar a presença no local de trabalho, quando necessário.


Reabertura após período de confinamento

Se o seu local de trabalho passou por um período de encerramento por motivos relacionados com o COVID-19, planeie quando o trabalho deverá ser retomado, levando em consideração a saúde e a segurança. Deve considerar o seguinte:

  • Actualize sua avaliação de risco conforme descrito na peça anterior.
  • Realize adaptações no layout do local de trabalho e na organização do trabalho para reduzir a transmissão do COVID-19 antes de retomar completamente o trabalho e antes de todos os trabalhadores retornarem ao local de trabalho. Considere retomar o trabalho em etapas para permitir que as adaptações sejam realizadas. Certifique-se de informar os trabalhadores sobre as alterações e fornecer-lhes novos procedimentos, se necessário, antes de retomarem o trabalho para virem orientados.
  • Entre em contacto com os serviços de apoio Governamentais ou Privados, se necessário. Tenha os seus números sempre à mão, tanto quanto os contactos das urgências.
  • Preste atenção especial aos trabalhadores que estão em alto risco e estejam preparados para proteger os mais vulneráveis, incluindo, como foi atrás dito: idosos e pessoas com doenças crónicas (incluindo hipertensão, problemas nos pulmões ou no coração, diabetes ou em tratamento contra o cancro ou alguma outra imunossupressão) e trabalhadoras grávidas. Preste atenção também aos trabalhadores com familiares próximos que estão em alto risco.
  • Considere a possibilidade de dar apoio aos trabalhadores que possam estar sofrendo de ansiedade ou stress após o período de confinamento. Pergunte com mais frequência aos trabalhadores como estão, observando reacções, facilitando trocas ou amizades entre colegas, mudanças na organização e tarefas do trabalho, até um programa de assistência ao empregado, além de oferecer contacto com um serviço de saúde ocupacional. Esteja ciente de que os trabalhadores podem ter passado por eventos traumáticos, como doenças graves ou morte de um parente ou amigo, ou estar enfrentando dificuldades financeiras ou problemas com seus relacionamentos pessoais. Todos agudizam o stress e erros na forma de estar sob ameaça do Covid-19.
  • Os trabalhadores que retornam ao local de trabalho após um período de isolamento, seja como medida individual ou como parte de um isolamento colectivo, provavelmente terão preocupações, principalmente com o risco de infecção. Essas preocupações - especialmente se houver mudanças no trabalho - podem resultar em stress e problemas de saúde mental. Quando medidas de distanciamento físico estão em vigor, esses problemas não são apenas mais prováveis, os mecanismos habituais para encarar, como espaço pessoal ou partilha de problemas com outras pessoas devem existir. Está em causa o rendimento laboral e erros na forma de estar.
  • Forneça aos trabalhadores informações sobre formas de apoio e aconselhamento publicamente disponíveis que o tranquilizem. Existem sites com informações sobre como cuidar de sua saúde mental e lidar com a ameaça COVID-19.
  • Os trabalhadores podem estar preocupados com o aumento da possibilidade de infecção no local de trabalho e podem não querer voltar. É importante entender as suas preocupações, deve fornecer informações sobre as medidas tomadas e o apoio disponível a elas. Informe o que você fez por elas em contacto prévio.


Lidar com uma alta taxa de ausência

  • A ausência de um número substancial de trabalhadores, mesmo que seja temporário, pode causar tensão nas actividades contínuas. Embora os trabalhadores disponíveis sejam flexíveis, é importante que eles não se encontrem numa situação que ponha em risco a sua saúde ou segurança. Mantenha qualquer carga de trabalho adicional o mais baixa possível e verifique se ela não dura muito tempo. Os gerentes têm um papel importante na monitorização da situação e na garantia de que os trabalhadores não sejam sobrecarregados. Respeite as regras e acordos sobre horário de trabalho, períodos de descanso e permita que os trabalhadores se "desconectem" quando estiverem fora do trabalho.
  • Ao adaptar o serviço ao Covid-19 para lidar com uma força de trabalho reduzida, por exemplo, implementando novos métodos, procedimentos e alterando papéis e responsabilidades, considere se a equipa precisa de formação e suporte adicionais, verifique se todos os trabalhadores são competentes para executar a tarefa destinada.
  • Oriente os funcionários para desempenhar funções essenciais, de modo a que o local de trabalho possa operar mesmo que os principais trabalhadores estejam ausentes.
  • Se contar com funcionários eventuais, é importante informá-los sobre os riscos no local de trabalho e fornecer formação, se necessário.