Cultura de Exigência



Há dias li um texto no CM que comparava a Cultura de Exigência (conotada com os Oposicionistas) com a Cultura de Gratidão (conotada com os apoiantes do PSD-M). A Cultura de Exigência baseia-se no dito: "quem não chora, não mama".

Nesta denúncia mostro mais alguns exemplos de diferença de atitude:

1- Cultura de Gratidão: Expressar alegria com prémios turísticos atribuídos à Madeira. Expressar alegria com vídeos bonitos da Madeira feitos por um blogger pago pelos contribuintes. Expressar alegria por ter a primeira praia a ser aberta após o Covid.
Cultura de Exigência: Expressar alegria com a melhoria de condições de vida da população causada por um aumento do desempenho turístico. (A diferença está em que a Cultura de Exigência "exige" que os prémios e os vídeos tenham impacto na vida população, em vez de serem uma mera notícia de jornal)

2- Cultura de Gratidão: Esperar que o Governo Regional tome medidas para resolver uma qualquer situação (incluindo Crise). Aceitação acrítica das medidas do GR.
Cultura de Exigência: Exigir que o GR tome medidas adequadas e as aplique correctamente. Pensar sobre as coisas tendo em conta que existem corruptos, imbecis, incompetentes, maldosos e canalhas.

3- Cultura de Gratidão: Expressar apoio a medidas para Recuperação Económica. Expressar apoio a aumentos salariais dados a determinadas classes profissionais. Expressar apoio a bonitas palavras e abraços dados por responsáveis políticos. (Basta o anúncio de uma qualquer decisão para expressar contentamento)
Cultura de Exigência: Expressar apoio à APLICAÇÃO de medidas de Recuperação Económica que cumprem com o princípio da legalidade, da igualdade e da equidade (i.e., o apoio é expresso após os justamente "apoiados" receberem o dinheiro) 

4- Cultura da Gratidão: Calar-se perante injustiças praticadas pelos poderosos. Calar-se perante insultos a cidadãos feitos por perfis falsos pagos pelos contribuintes. Calar-se perante ilegalidades e atribuição de benefícios indevidos a desonestos. (A gratidão advém do acaso de não terem sido eles os prejudicados)
Cultura de Exigência: Criticar as injustiças. (O intuito é impedir que injustiças sejam feitas a outros, incluindo o próprio. O intuito é impedir que mais injustiças sejam feitas). 

5- Cultura da Gratidão: Os cargos e empregos na Administração Pública são criados e dados por completa discricionariedade. O beneficiado tem o dever de agradecer fazer o que beneficiente pede, mesmo que isso prejudique injustamente outros.
Cultura de Exigência: Os cargos e empregos na Administração Pública são criados em caso de necessidade, e são atribuídos com base no mérito e competência.

6- Cultura de Gratidão: Expressar alegria com obras.
Cultura de Exigência: Expressar alegria com obras eficazes e eficientes que beneficiam a população. Criticar as outras.

Se os cidadãos da RAM tivessem um Cultura de Exigência, a vida de todos seria muito melhor.

Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 17 de Maio de 2020 11:14
Texto e título enviados pelo autor. Imagem CM.