CTT - Como destruir um serviço público



O serviço postal dos CTT vai de mal a péssimo!

Poucas empresas poderiam lucrar com a altura de pandemia, os CTT deveriam ser uma dessas. Com cada vez mais gente a fazer compras online e o consequente aumento das encomendas, era tempo dos CTT abrirem finalmente o olho para o mercado que deveriam explorar.

Mas não, reforçaram ainda mais que a administração privada da empresa não está interessada em desenvolver a empresa. Vemos uma empresa de correio de passou a dar prioridade a vender crédito e máscaras, em vez da distribuição postal.

Na Madeira, temos regiões que passam 5 dias em entrega de correio. As faturas de serviços estão a chegar à casa dos clientes dias depois da data de pagamento. Basta ver a questão das máscaras do governo que mesmo com todos os carteiros a trabalhar unicamente para este fim, muita gente ainda não recebeu (e as restantes cartas ficam em armazém). Era de esperar que a mudança para o Tecnopolo trouxesse melhor serviço, mas não. Piorou!

Piorou também a capacidade do cliente "controlar" o percurso das suas encomendas e correio. Os tracking online passaram a ter cada vez menos informação por falta de identificação dos vários pontos onde passam as encomendas no sistema. Sintoma de balda, falta de rigor nos procedimentos de processamento, desrespeito para com aqueles que optaram por pagar mais para saber mais. Parece que a ideia é de que se não informarmos onde está a encomenda, não têm hipótese de reclamar (facilitando também os roubos e extravios).

Uma carta registada da Madeira para Lisboa levou 13 dias. Uma encomenda registada de Lisboa para a Madeira levou 8 dias. Os CTT têm uma tabela de preços onde o cliente paga mais ou menos conforme a sua urgência, mas parece que vai tudo no mesmo tipo de transporte: Contentor Marítimo que só segue para o destino quando está cheio.

Fico a pensar na quantidade de empresas que encomendam bens urgentes para os seus clientes e se vêem com o material pendurado com o cliente a desistir perante a urgência da sua urgência. A quem serve os CTT se não satisfaz ninguém? Não há brio sequer naquela casa? Não sentem na pele ser a empresa mais "reclamada" de Portugal ... e nada fazem?

A nova administração dos CTT que entrou com promessas de abrir balcões e dar mais condições à distribuição de correio, viu que os incompetentes que estavam antes é que tinham razão: tirar todos os dividendos possíveis e afundar o serviço postal dos CTT para depois o estado vir salvar. Ficaram na gaveta a reabertura de balcões e melhores condições para os carteiros, e a empresa continua a bater recordes de insatisfação ao cliente.

Estes CTT não servem Portugal. Tem de acabar mais esta privatização ruinosa que tal como todas as outras, só beneficiaram meia dúzia com prejuízo para Portugal inteiro. E para isso temos apenas uma arma: reclamar! Mas reclame com registo em www.livroreclamacoes.pt, porque os impressos de reclamação nos balcões dos CTT vão direitinhos para o lixo e mais ninguem sabe que reclamou.

Os CTT na Madeira já repararam que há 50 ou 100 anos, a vapor, pelo mar, eram mais rápidos do que agora? Como o mesmo transporte ...

Que ilha é esta onde o GR não tem arte e engenho para muni-la de transporte aéreo eficiente e de tarifas acessíveis, serviço de ferry com o continente, correios regulares e não de porta-contentores.

Enviado por Denúncia Anónima 
Quinta-feira, 7 de Maio 2020 10:02
Todos os elementos enviados pelo autor.