Covid: Nada vai ser igual



A s crises criam uma emergência de mudança, ao mesmo que aumentam a aceitabilidade dessa mudança por parte das populações ... mas essa mudança só poderá ocorrer se os decisores políticos estão para isso motivados.

Desde o início da Crise do Covid, uns quantos ingénuos alardearam que "Nada vai ser igual após esta Crise".

Nos efeitos negativos da Crise (mais leis, mais deveres, perda de direitos, menos dinheiro, menos confraternização, política ainda mais suja, ...), dou a mão à palmatória: Acertaram em cheio!

Isto pode ser visto na Resolução n.º326/2020 da Presidência do Governo Regional.


Os ingénuos, nos efeitos positivos da Crise, falharam completamente. Esta Crise podia ter sido uma oportunidade para reorganizar economicamente a Região e o Governo Regional.

Podia ter sido implementada uma nova forma de trabalhar: teletrabalho, utilização massiva de meios digitais de comunicação, maior partilha de informação, estudar a Sociedade, criação de grupos de trabalho para criação de riqueza, engajar a população numa mudança Social e Económica mais vantajosa para todos, etc ...

Assim, o teletrabalho vai acabar (embora existam estudos que mostram que esta forma de trabalho é mais produtiva em tarefas que podem ser executadas num computador), continuaremos a ter que gastar dinheiro em carros e combustível, a ter que cumprir um horário que não satisfaz nem empregadores nem trabalhadores, teremos que perder tempo no trânsito, ... e a faltar tempo para cuidar do corpo, do espírito e da família.

Outra medida poderia ter sido a diminuição dos horários de trabalho acompanhada por uma diminuição dos períodos de funcionamento de estabelecimentos comerciais. (Se as pessoas puderem gerir o seu tempo, deixa de haver justificação para longos períodos de funcionamento).

Podia ter sido iniciada uma mudança de valores: valorizar o mérito em vez do cartão partidário; valorizar o serviço em prol da Sociedade em vez da conta bancária; valorizar a legalidade ao invés do desrespeito pelas Leis; valorizar a Liberdade ao invés do Medo.

Para os que pensam que o Dinheiro sempre foi rei e senhor em todos os tempos lembro: a permanência do Reino Unido na II Guerra Mundial, os direitos civis (das mulheres e das minorias), a expulsão dos ricos judeus sefarditas de Portugal, o real motivo do início dos Descobrimentos Portugueses, ou o respeito que Sócrates da Antiguidade teve, ou mesmo Jesus ...

Também podia ter sido diminuído o número de tachistas ...

Infelizmente, o que vai ficar para a história é a Recessão que se avizinha (que fará esquecer o Covid), que existem demasiados funcionários públicos... mas no momento de reduzir a despesa estatal, os tachistas continuarão no Bem Bom.

Esta Crise foi uma oportunidade perdida. Ficará só o seu lado negativo.

Enviado por Denúncia Anónima
Sexta-feira, 15 de Maio de 2020 18:21
Texto, título e PDF enviados pelo autor. Imagem CM.