Corrupção e Emergência



E m tempos antigos as cidades-estado praticavam latrocínio (que basicamente é o assalto e a escravização de outras civilizações). Na idade moderna, os Estados protegiam os corsários (que basicamente é pirataria protegida por um Estado). Até há o caso do Reino Unido salvar suas contas estatais através do tráfico de drogas para a China (link).

Thomas Paine acusava a Monarquia Inglesa de instigar guerras para aumentar os impostos. Quer a Monarquia ganhasse ou perdesse, a população via seus impostos aumentados, tachos a serem criados e alguns a enriquecerem.

Durante a minha adolescência, vi o estado português a salvar empresas públicas. No início o "buraco" era de X, no final era de muitas vezes X. Durante a minha idade adulta, vi o "bug" do ano 2000. Também vi a crise H1N1. Em ambas situações milhões foram gastos em não sei o quê.

Em 2008 vivi a crise financeira, que afinal era previsível. Nos últimos anos vi o estado português injectar dinheiro nos bancos. No início o "buraco" era Y, no final foi muitas vezes Y ... e se me perguntarem, eu respondo que é possível que nenhum banco estivesse insolvente e que a maior parte do "buraco" foi feito após a insolvência. Se o roubo tivesse sido feito após a insolvência, o leitor saberia disso?

Na Região, assisti ao 20 de fevereiro. Pelo que vi, o dinheiro foi gasto inutilmente pelo GR, e quase nada foi para as empresas e pessoas afectadas. Até conheço empresários do PSD de "rabo" falidos à conta do 20 de fevereiro.

Na minha opinião, as obras aumentaram o risco de aluvião e prejudicaram o Turismo. Agora vivemos o Covid. Será este mais um esquema para nos roubarem?

Enviado por Denúncia Anónima
Quinta-feira, 28 de Maio de 2020 19:32
Todos os elementos enviados pelo autor. Ilustração CM.