Comece a pensar no desconfinamento



E ste fim de semana, mais extenso, é de confinamento nos concelhos mas, já na segunda-feira, vamos voltar gradual e faseadamente à vida activa. Recebam com respeito e responsabilidade a oportunidade, como prémio por termos dominado o pico do Covid-19 sem viver a loucura da ruptura nos hospitais. Não estamos livres de uma segunda vaga e tudo depende da nossa atitude.

E quais são as atitudes aconselhadas?

Regra nº1: nunca toques na cara sem teres lavado as mãos!

Por parte dos respectivos Governos devem monitorizar a evolução perante a "provocação" de sairmos do confinamento sem uma vacina ou tratamento estabelecido. A única maneira é testar.

Os sistemas de saúde devem estar disponíveis para toda a população e não saturados, significa que estás a colaborar com o serviço público de Saúde regional. Os surtos em lares devem ser vigiados por perto, evita de lá ir ou sê muito cauteloso. Os idosos são o elo mais fraco do Covid-19. É necessário implementar medidas de prevenção em espaços com trânsito de muitas pessoas, não está nas tuas mãos. Nos casos de aparecimento do vírus devem ser imediatamente controlados e cada um deve ser sincero e responsável. Não são os outros que devem denunciar, és tu que deve tomar a iniciativa. A sociedade deve estar consciente e ser responsável perante a situação.

Muito ouvimos falar em lavar as mãos, não ficou fora de moda apesar de, agora, a preocupação residir nas máscaras mas, não se esqueças que infectamos pelas vias superiores, boca, nariz e olhos. Em último caso, usa óculos de sol, ficas catita. Vamos recomeçar mas com uma vida diferente que nada tem a ver com o passado e por muito tempo. Não facilites porque o Covid-19 estará à espreita. 

Se de higiene estamos falados, o distanciamento social continua na moda, com um mínimo de 2 metros de distância em relação a outras pessoas. leva sempre luvas e máscaras quando sais de casa, bem como o gel desinfectante. Mais importante é saber manusear tudo isto senão é o mesmo que nada! Lavar sempre as mãos depois de os retirar e quando se manuseia elementos estranhos à casa, como compras.

Organiza-te antes de sair de casa. Ao sexo feminino recomenda-se que apanhe o cabelo, caso seja comprido, para evitar contactos com cara e ao vestir a roupa. Finalmente acabou o campeonato da mais bonita e sedutora, goza o momento de andar como uma extraterrestre, no futuro recordarás. Coloca luvas e máscara momentos antes de sair de casa e não na rua. Tem os teus elementos de protecção de substituição contigo, podes ter que mudar.

Na rua presta a atenção às distâncias, não estás evitar tocar, está a evitar que por exemplo alguém espirre e possas evitar a área de influência, isso significa 2 metros de distância. Socorre-te dos transportes públicos só em caso de extrema necessidade, é um conselho, cada um sabe de si e das suas possibilidades. Começa a andar mais a pé, é um "dois em um" ... bicicleta, patins, skate ... valem o transporte e cuidas-te melhor.

Se vais espirrar ou tossir, lembra-te do procedimento para não seres apanhado desprevenido. Sempre para o interior do cotovelo. Nunca para as mãos. O senhor presidente fez o favor de mostrar na conferência de imprensa como não se faz ...

 CM: o vídeo foi bloqueado pelo Youtube.
Poderá ser visto nesta publicação do Facebook:
https://www.facebook.com/groups/ocorrencias.madeira/permalink/2776975649097509/

... Se foi para um lenço de papel, usa só uma vez e deita-o fora, no sítio certo! Caixote do lixo! É aqui que entra o desinfectante, o tal que deves ter sempre contigo, por tua acção e para te protegeres dos outros e das superfícies públicas.

No supermercado paga com cartão, Se tiveres que usar numerário ... desinfecta-te. Aqui deves perder o amor ao dinheiro ... Se sais a passear o cão, sê vigilante sobre onde anda e se encosta, em casa lava-lhe as patas, com água e sabão, nunca com gel ou álcool ... ele pode dar outra volta acelerado.

No regresso a casa ...
  • Deixa os sapatos na rua e tem umas chinelas à mão para entrar em casa.
  • Sem tocar em nada de casa, o passo seguinte é tratar dos objectos que vieram contigo. Pessoalmente uso um pequeno frasco do chinês com aspersor fino (pulverizador) que tem álcool a 96% vol, espalha bem, é eficaz pois cobre tudo com menos gasto. Cuidado com a natureza dos bens que vais desinfectar, telemóvel, a carteira, as chaves, etc, qualquer objecto do exterior, inclusive compras, sê metódico mas não paranóico.
  • No exterior da casa ou à entrada retirar a máscara, se for de utilização única vai imediatamente para o lixo, que deve estar na zona de partida e chegada a casa. Luvas, viseira, etc. Sempre com o máximo cuidado para não tocar nas áreas expostas.
  • Agora vais finalmente entrar em casa, sem tocar em nada rumas à casa de banho e lavas as mãos com água e sabão;
  • Cuidado com as máscaras de reutilizar.
A tua casa é local de descompressão e de aliviar o cansaço de todas estas atitudes de prevenção. Trata de que o vírus não entre lá para estares à vontade.


Enviado por Denúncia Anónima 
Sexta-feira, 1 de Maio 2020 23:34
Todos os elementos enviados pelo autor.