Atenção: 30-30-30, tempo de incêndios na Madeira.



P or favor deixem-se de vinganças, interesses, maldades ou loucuras de pirómanos e se é agricultor deixe-se de se armar em bom com este tempo, está propício para propagação de incêndios e vê-se as lojas de bricolage apinhadas de gente com vontade de fazer alguma coisa.

No Funchal, por exemplo, estão 31ºC, 28% de humidade relativa e com ventos de 29km/h com rajadas muito fortes. Nalguns lugares da ilha estas condições estão piores para propagar incêndios. Não é demais recordar o seguinte:

Condições Atmosféricas
As condições climáticas e de tempo interferem directamente na propagação dum incêndio florestal, entre vários factores estão:

Vento - quanto maior for a velocidade do vento, maior será a propagação do fogo, pois além do vento trazer uma quantidade maior de oxigénio, leva o calor ao combustível que está mais à frente e, aquecendo este material combustível, diminui a sua humidade. Assim fica propício a combustão, mesmo a distâncias longas, originando novos pontos de fogo com as faúlhas pelo ar.

Humidade relativa do ar - Intimamente ligado à secura que facilita a combustão, essas variações podem ser notadas na diferença de propagação diurna e a nocturna. Por norma, durante o dia, o ar seco retira humidade à vegetação, aumentando assim a velocidade do incêndio e, à noite, o ar húmido cede humidade, tornando a propagação mais lenta. Curiosamente, na Madeira, muito incêndios começam à noite ...

Temperatura - a temperatura do ar tem influência directa na temperatura do combustível (mata, floresta, etc), portanto, quanto mais alta for, mais fácil será a propagação do fogo. Esse factor tem também influência no movimento das correntes de ar que facilitam a oxigenação do fogo e direccionam a sua orientação conforme sopram.

Topografia - observando que o ar quente tende a subir, quando se tem um incêndio num aclive, o ar quente vai aquecendo os combustíveis que estão num plano superior, fazendo com que seja acelerada a velocidade de propagação do fogo. Normalmente, o vento sopra no aclive durante o dia, e no declive durante a noite, traduzindo-se numa variável da propagação nas condições de topografia. O facto dos declives muito acentuados fazerem com que combustíveis inflamados rolem, estes promovem a propagação do fogo nas zonas baixas não afectadas.

Evite o Inferno. Neste momento não temos heli!

Enviado por Denúncia Anónima
Domingo, 24 de Maio de 2020 14:02
Todos os elementos enviados pelo autor. Ilustração CM.