A pessoas não sabem manusear a máscara


É de ficar apreensivo com várias realidades, vão deitar a perder a contenção que tivemos para dominar o Covid-19. Não quero ser pessimista mas hoje, primeiro dia com um bocadinho de desconfinamento, houve exageros. Parece que andavam com saudades de sair ou com situações urgentes por resolver. Se as justificações fossem sabidas tal como no Estado de Emergência, metade ou mais era mandada para casa.

A Madeira quer se "certificar", a Associação de Promoção da Madeira lançou um processo de certificação de “boas práticas na gestão de riscos biológicos”, para restituir a confiança aos turistas. O título pode funcionar mas quando os turistas chegarem aqui, vão observar que assim que põem um pé fora dos lugares que pretendem certificar o risco é o mesmo. Quero recordar isto:

Esta certificação terá uma abrangência às empresas do setor do turismo, como sejam hotéis, turismo rural e alojamento local, restaurantes, agências de viagens, animação turística e transporte de pessoas, rent-a-car e ainda escritórios ou outros estabelecimentos oficiais de turismo

Isto é impossível de se passar à prática com o povo que vi hoje na rua e que também serão funcionários dessas empresas a certificar! Andar na rua ou ver as notícias pela TV mostram as graves lacunas que temos na forma como se manuseiam as máscaras. As pessoas não estão habituadas e desconcentram-se rapidamente nos cuidados a ter com uma máscara. Abstraem-se com o serviço ou o que estão a fazer e tocam logo na área que não devem. Para retirar ainda pior! As pessoas estão desajeitadas, infernizam-se facilmente e começam a colocar a máscara em posições que não protege coisa alguma, é um faz de conta, um proforma. Depois de umas horas acham "aquilo" uma trapalhada. Se há um surto com estas consciências e atitudes vamos ser apanhados.

É preciso uma campanha muito forte para obter outra atitude dos madeirenses com as máscaras.

Enviado por Denúncia Anónima 
Segunda-feira, 4 de Maio 2020 22:52
Todos os elementos enviados pelo autor.