Melhor cartão para amealhar milhas na TAP deixa Espaço Económico Europeu


O American Express vai deixar de ser emitido na União Europeia, assim desaparece de Portugal o melhor cartão de credito para amealhar milhas na TAP através do Cartão de Crédito TAP Gold American Express que valia uma vez e meia em milhas por cada Euro comprado. Mas também termina o "terror" na cobrança de taxas que o faziam pouco popular no comércio, sendo quase um exclusivo das grandes cadeias de vendas.

Muito por culpa das alterações à Regulamentação Europeia, o American Express irá terminar a emissão de cartões no Espaço Económico Europeu através de todos os seus parceiros bancários. No caso português, será o Millennium bcp que deixará de emitir o cartão a partir de 30 de setembro de 2018, ficando no entanto valido, para quem o possua até 20 de janeiro de 2019, a 21 toda a actividade estará cancelada e não conseguirá fazer pagamentos. O cartão de crédito seguirá a actividade normal fora do Espaço Económico Europeu mas não na nossa posse.

Os clientes do Millennium BCP com este cartão American Express eram normalmente brindados com a anuidade num segundo cartão de crédito, o TAP Gold VISA, esse mantém-se inalterado e em pleno funcionamento. Pode continuar a usá-lo e a acumular milhas em cada compra, como habitualmente. Prossegue a valer uma milha por cada Euros comprado.

Os utilizadores do American Express devem ter em conta situações que são da sua responsabilidade alterar, como ordens de pagamento associadas ao cartão como, por exemplo, assinaturas de imprensa, etc. Deverá alterá-las para o cartão TAP Gold VISA.

O desaparecimento do American Express da carteira dos portugueses implica também perder o melhor meio de pagamento de viagens e o seguro imediatamente associado a ele na cobertura de vários items como malas, atrasos, saúde, etc.

Mas o que se passa mesmo para saírem? A decisão da American Express de se retirar Espaço Económico Europeu explica-se com o facto das alterações regulatórias em curso tornarem as operações demasiado onerosas, ou seja, se a American Express era o mais "careiro" em taxas para os comerciantes ainda mais seriam cobradas. Para além disso a American Express enfrenta dura concorrência da Visa e da Mastercard, que dominam o mercado nacional.

A American Express surge em Portugal em 1995 através de um acordo com o BCP para a emissão de cartões, sendo desde então o "acquirer" (adquirente) que em Portugal compra os créditos dos comerciantes que aceitam cartões de crédito e de débito de uma determinada marca.
Share on Google Plus